1 Congresso Brasileiro de Halitose



Causas digestivas da halitose discutido em congresso de Halitose

15/09/2012 14h12

O gastroenterologista Paulo Carvalho participou neste sábado (15) do I Congresso Brasileiro de Halitose, realizado em Fortaleza. Na ocasião, ele destacou que apenas 1% dos casos são de origem gástrica, no entanto, “50% dos pacientes com halitose de ordem bucal podem apresentar patologias digestivas, o que normalmente agrava os sintomas”.

Entre as “Causas Digestivas da Halitose”, tema da palestra do coordenador do Núcleo de Fisiologia Gastrointestinal do Hospital Albert Einstein de São Paulo, estão o câncer no esôfago, corpos estranhos no estômago, perfuração esofágica e refluxo gastroesofágico, assim como a hérnia de hiato. Outro fator importante de surgimento de halitose destacado por Dr. Paulo Carvalho, “é o acúmulo de comida em torno do balão gástrico de pacientes que sofreram essa intervenção – de colocação de balão gástrico.

Refluxo Gastroesofágico
Segundo o especialista, exames de ph-metria, por exemplo, são importantes aliados na descoberta de refluxo gastroesofágico, um dos maiores causadores de halitose de origem gástrica. Em sua apresentação, Dr. Paulo Carvalho destacou que entre as causas sistemáticas de importância que geram refluxo e conseqüente mau hálito, uma delas pode vir através do Divertículo de Zenker, decorrente na maioria das vezes da perda da elasticidade tecidual e redução do tônus muscular e da Acalasia, isto é, a dificuldade de deglutição.

Doutor pelo Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Carvalho explicou que todo paciente que chega a seu consultório e que apresenta halitose aparentemente relacionada à saúde bucal é imediatamente orientado a procurar um especialista da área. “Realizo a avaliação e orientação em todos os pacientes que recebo, mas jamais indico algum tratamento caso não seja a halitose relacionada a problemas gástricos”, enfatizou Dr. Paulo.
   
  • Nenhum comentrio publicado. Clique aqui para comentar.
Grupo Hlito   perto de voc
O nosso objetivo é orientar profissionais de saúde e pacientes em busca do melhor tratamento da halitose.

No mapa e na relação abaixo, estão cadastrados periodontistas e profissionais de saúde com formação a nível de pósgraduação em tratamento de halitose no Brasil e exterior.

São profissionais com efetiva experiência prática e constante atualização acadêmica, que seguem o rígido conceito da saúde conservadora (menos intervencionista), com olhos para os diversos fatores sistêmicos causadores do mau hálito.

Encontre uma clínica ou consultório do Grupo Hálito perto de você:
AC AM RR PA AP MA PI CE RN PB PE AL SE BA ES RJ MG SP PR SC RS MS RO MT TO GO DF