Profissionais de Sade



Cientistas russos desenvolvem mtodo capaz de detectar doenas a partir da saliva

21/04/2018 12h35

De acordo com um comunicado traduzido pelo jornalista Leonardo Ambrosio, sobre informação da Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University, pesquisadores ligados à universidade desenvolveram uma nova forma de diagnosticar problemas de imunidade a partir de um teste feito pela saliva. Entre as doenças que podem ser diagnosticadas estão desde alergias, diabetes e até doenças autoimunes.

Os pesquisadores por trás do novo procedimento propuseram uma técnica espectroscópica de correlação de laser para estudar a resposta imunológica em fluidos corporais – como a saliva, por exemplo. Sabe-se que a saliva possui as mesmas proteínas imunes que o sangue. Além disso, é muito mais fácil e barato realizar a coleta de saliva, em relação ao sangue.

O método proposto é analisar a luz obtida pela iluminação a laser do fluido (saliva ou sangue). As proteínas do líquido dispersam a luz, que é registrada pelo detector. Ao analisar a mudança na intensidade da luz, é possível determinar o tamanho das partículas que flutuam no fluído. O tamanho dessas partículas pode mudar durante a ativação do sistema imunológico, se tornando maiores. Desta forma, é possível determinar se o corpo está reagindo adequadamente às infecções, e realizar diagnósticos.

Esse método, segundo seus idealizadores, também poderá permitir que medicamentos sejam testados não em seres humanos, mas em seus fluidos.

“Oferecemos um método barato e eficaz de diagnosticar doenças. Precisamos de um laser, um receptor e um programa para a análise de dados. No decorrer do exame clínico de rotina, a saliva pode ser testada para que o paciente possa tomar conhecimento da doença antes que os sintomas apareçam. Esse método amplia as chances de recuperação”, disse Elina Nepomnyashchaya, uma das autores da pesquisa.

Por se tratar de um estudo totalmente inovador, novas pesquisas ainda são necessárias para que o método possa começar a ser implementado. No momento, o principal objetivo dos pesquisadores é criar um estudo detalhado das reações da saliva em relação a vários tipos de doenças.
   
  • Nenhum comentrio publicado. Clique aqui para comentar.
Grupo Hlito   perto de voc
O nosso objetivo é orientar profissionais de saúde e pacientes em busca do melhor tratamento da halitose.

No mapa e na relação abaixo, estão cadastrados periodontistas e profissionais de saúde com formação a nível de pósgraduação em tratamento de halitose no Brasil e exterior.

São profissionais com efetiva experiência prática e constante atualização acadêmica, que seguem o rígido conceito da saúde conservadora (menos intervencionista), com olhos para os diversos fatores sistêmicos causadores do mau hálito.

Encontre uma clínica ou consultório do Grupo Hálito perto de você:
AC AM RR PA AP MA PI CE RN PB PE AL SE BA ES RJ MG SP PR SC RS MS RO MT TO GO DF