1 Congresso Brasileiro de Halitose



Tratamento de Mau Hlito no Brasil

15/09/2012 19h44

Os procedimentos básicos do tratamento para eliminação do mau hálito foi objeto de discussão este mês no Congresso Brasileiro de Halitose, que foi realizado em Fortaleza e organizado pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Segundo uma das participantes do debate, a professora Celi Vieira ressaltou que antes do tratamento efetivo em busca da identificação e eliminação dos fatores etiológicos formadores de odorivetores ofensivos ao olfato humano, é importante estabelecer uma relação de confiança entre profissional e o paciente de maneira a restabelecer a auto-estima do paciente. "O paciente geralmente encontra o profissional habilitado somente depois de muita angustia e sofrimento, e na maioria das vezes já realizou inúmeros exames e procedimentos clínicos desnecessários, como endoscopias seriadas e amigdalectomias".

Mau Hálito: sofrimento e angustia
Para a periodontista que se dedica ao estudo, pesquisa e atendimento clínico destes pacientes desde 1996 e hoje é a responsável técnica do Grupo Hálito, uma das maiores barreiras para a solução do problema que atinge milhares de pessoas, é a falta de sensibilidade e capacitação dos profissionais de saúde a atender estes pacientes.

Após o acolhimento ao paciente, o tratamento deve seguir três etapas básicas, resumiu a periodontista aos participantes do Congresso: 01) Redução da carga bacteriana local; 02) Restabelecimento dos padrões salivares causadas por alterações bucais e sistêmicas e 03) Reeducação dos hábitos físicos e alimentares do paciente. Durante a sua apresentação, Celi Vieira explicou detalhadamente cada etapa de tratamento.

Alem de Celi Vieira, de Brasília, participaram do Painel de Debate, os professores Maurício Duarte, de Campinas (SP); e Marignês dos Santos, de São José dos Campos (SP), tambem responsáveis por cursos de halitose credenciados pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).  Do Grupo Halito, alem de Celi Vieira, tambem participaram da discussão as Dras. Denise Falcão e Ana Cristina Zanchet.
   
  • Nenhum comentrio publicado. Clique aqui para comentar.
Grupo Hlito   perto de voc
O nosso objetivo é orientar profissionais de saúde e pacientes em busca do melhor tratamento da halitose.

No mapa e na relação abaixo, estão cadastrados periodontistas e profissionais de saúde com formação a nível de pósgraduação em tratamento de halitose no Brasil e exterior.

São profissionais com efetiva experiência prática e constante atualização acadêmica, que seguem o rígido conceito da saúde conservadora (menos intervencionista), com olhos para os diversos fatores sistêmicos causadores do mau hálito.

Encontre uma clínica ou consultório do Grupo Hálito perto de você:
AC AM RR PA AP MA PI CE RN PB PE AL SE BA ES RJ MG SP PR SC RS MS RO MT TO GO DF