Alterações Gustativas




O paladar constitui um dos cinco sentidos do ser humano: paladar, visão, audição, tato e olfato. São estes cinco sentidos que permite a comunicação do ser humano com o meio externo, onde as mensagens recebidas mantêm a pessoa orientada, interessada e satisfeita. Por diversos motivos os órgãos responsáveios por estes sentidos podem vir a perder a qualidade de suas funções. A disfunção da percepção gustativa é uma das perdas mais significativas.

Anomalias do paladar podem afetar a saúde não somente pelos efeitos diretos sobre a ingestão de alimentos líquidos ou sólidos, mas também devido à privação de um dos grandes prazeres da vida.


Principais motivos para a alteração gustativa

Medicamentos
Um grande causador da alteração gustativa é a presença constante de químicos na cavidade bucal. Estudos recentes apontam uma lista com mais de 200 drogas que podem reportar algum tipo de alteração gustativa. Alem da alteração imediata, a ingestão constante de medicamentos pode levar à exaustão ou fadiga da percepção pela estimulação constante dos corpúsculos gustativos.

Higiene bucal
A presença física de fragmentos e restos de alimentos sobre os corpúsculos gustativos pode dificultar a estimulação dos receptores da percepção gustativa. A má higiene bucal é um dos mais importantes causadores da alteração gustativa.

Fluxo salivar
Medicamentos e tratamentos médicos também podem ser causadores de alterações gustativas na medida em que alteram o fluxo salivar. A presença de drogas antidepressivas, anti-hipertensivos, terapias anticancerígenas como radioterapia e quimioterapia, bem como doenças autoimunes (como a Síndrome de Sjögren) torna as glândulas secretórias salivares incapazes de funcionar satisfatoriamente com as conseqüências imediatas na percepção gustativa.

Idade
Até os 20 anos de idade, temos um número aproximado de 245 botões gustativos por papila. Até o início da velhice, esta média decai em proporção relativamente insignificante para 208 botões. Porém, no extremo da idade adulta - 70 a 85 anos - a média cai drasticamente para cerca de 88 botões por papila.

Problemas Bucais
Uma série de problemas como cáries desenfreadas, candidíase, friabilidade mucosal, disfagia, entre outros periodontias inclusive, acabam por também alterar a sensibilidade do sistema gustativo.

Não há um tratamento padrão para a disfunção gustativa, pois da mesma maneira que na halitose, normalmente não existe uma simples causa. Nas clinicas e consultórios do Grupo Hálito analisamos e trabalhamos a questão da sensibilidade gustativa e suas alterações, especialmente pela estreita relação entre alteração gustativa, saliva e halitose. 
Grupo Hálito   perto de você
O nosso objetivo é orientar profissionais de saúde e pacientes em busca do melhor tratamento da halitose.

No mapa e na relação abaixo, estão cadastrados periodontistas e profissionais de saúde com formação a nível de pósgraduação em tratamento de halitose no Brasil e exterior.

São profissionais com efetiva experiência prática e constante atualização acadêmica, que seguem o rígido conceito da saúde conservadora (menos intervencionista), com olhos para os diversos fatores sistêmicos causadores do mau hálito.

Encontre uma clínica ou consultório do Grupo Hálito perto de você:
AC AM RR PA AP MA PI CE RN PB PE AL SE BA ES RJ MG SP PR SC RS MS RO MT TO GO DF