Periodontia Conservadora




Periodontia Conservadora
As clinicas e consultórios do Grupo Hálito atuam prioritariamente no ramo da Periodontia de Prevenção ou Periodontia Conservadora que tem como base fundamental métodos preventivos e conservadores com nenhuma ou pequenas e leves intervenções cirúrgicas - segundo a escola escandinava - no tratamento de doenças gengivais (gengivite), conjuntivo-ósseas (periodontite) e suas conseqüências.

Basicamente, atuamos em três fases de tratamento: 01) preventiva, 02) curativa e 03) manutenção

01) Preventiva e Controle da Placa Bacteriana
O primeiro objetivo dos profissionais periodontistas do Grupo Hálito é a remoção de fatores que dificultam a limpeza da base dos dentes como cálculos (tártaro), restaurações em excesso ou pontos tão próximos de contato entre os dentes que dificultam a limpeza e o uso do fio dental.

Os mecanismos de controle da placa bacteriana são feitos através de orientação individual pela equipe de Técnica de Saúde Bucal com ajuda de acessórios de fácil acesso (adquiridos em qualquer farmácia) como: monotufo, fio dental, forquilhas para fio dental, interdentais e escova elétrica, até que o paciente consiga promover e manter a boa saúde bucal, evitando a cárie e as doenças periodontais.

Além de halitose, o acúmulo da placa bacteriana (biofilme) causa desde as antiestéticas e sensíveis recessões dentárias até a perda dos ligamentos entre o dente e o osso da arcada causada pela invasão de bactéria entre o dente e a gengiva.

02) Curativa
Com a instalação da doença periodontal, são necessárias pequenas cirurgias de raspagem subgengival para a remoção de tecidos contaminados com bactérias calcificadas transformadas em minúsculos cristais. São eles os responsáveis pela destruição conjuntiva dos ligamentos entre dente e osso. Danificados estes ligamentos, o resultado é a mobilidade e perda do dente. O pós operatório deste procedimento (raspagem subgengival) usualmente não é nem doloroso, nem demorado e o paciente pode ingerir qualquer tipo de alimento no dia seguinte.

03) Manutenção
Fase complementar. É o que vai garantir a saúde periodontal do paciente. Os periodontistas do Grupo Hálito passam a aferir a saúde da gengiva do paciente através de sondagens quadrimensais ou semestrais conforme o caso, para comprovar a saúde da gengiva do paciente. A partir da inexistência de bactérias ou perda óssea conjuntiva e estabelecida adequada saúde gengival do paciente, o próximo passo é estabelecer o risco de possível novo ataque da doença periodontal – próprio de cada paciente, a partir de perfil sócio, educativo, hábitos e genético. A próxima reconsulta e a freqüência dos retornos será definido a partir dos níveis qualitativos e quantitativos de placa bacteriana e seus efeitos.
Grupo Hlito   perto de voc
O nosso objetivo é orientar profissionais de saúde e pacientes em busca do melhor tratamento da halitose.

No mapa e na relação abaixo, estão cadastrados periodontistas e profissionais de saúde com formação a nível de pósgraduação em tratamento de halitose no Brasil e exterior.

São profissionais com efetiva experiência prática e constante atualização acadêmica, que seguem o rígido conceito da saúde conservadora (menos intervencionista), com olhos para os diversos fatores sistêmicos causadores do mau hálito.

Encontre uma clínica ou consultório do Grupo Hálito perto de você:
AC AM RR PA AP MA PI CE RN PB PE AL SE BA ES RJ MG SP PR SC RS MS RO MT TO GO DF